Doutorado em Administração

ÁREA
Administração

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Organizações, Gestão e Sociedade

COORDENAÇÃO
Prof. Dr. João Carlos da Cunha

APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS

O Curso de Doutorado em Administração da Universidade Positivo é recomendado pela CAPES do Ministério em Educação. A sua área de concentração em Organizações, Gestão e Sociedade segue a tendência atual de integração entre diversas especialidades. Assim, vem responder as necessidades do Estado do Paraná e do Brasil no que concerne à formação de professores e pesquisadores com nível de excelência, capazes de contribuir tanto para a criação como para a disseminação do conhecimento científico.

Além disso, a sua realização em associação ampla com o Doutorado em Administração da Universidade Federal do Paraná constitui um diferencial importante em termos de ensino e de produção de conhecimento. Como não poderia deixar de ser no atual estágio de desenvolvimento da área no Brasil, o Doutorado em Administração é essencialmente acadêmico.

Tanto a sua área de concentração como suas linhas de pesquisa constituem desdobramento da experiência adquirida com o Mestrado em Administração da Universidade Positivo, que funciona desde o ano de 2005. Desse modo, os objetivos do Curso de Doutorado visam a proporcionar formação acadêmica aprofundada e de alto nível em pesquisa e docência, incorporando os avanços recentes nos campos dos estudos organizacionais e da estratégia em organizações. Em termos sintéticos, podem ser assim expressos:

a) Desenvolver estudos aprofundados no campo da Administração, no que concerne à área de concentração em organizações, gestão e sociedade.

b) Formar profissionais de alto nível para o exercício do ensino e o desenvolvimento do conhecimento em conformidade com as suas linhas de pesquisas.

c) Disseminar conhecimentos em sua área de atuação com base na estreita articulação entre os campos dos estudos organizacionais e da estratégia em organizações, por meio de veículos reconhecidos para publicação científica na área de Administração.

PÚBLICO-ALVO
O curso de Doutorado em Administração destina-se a graduados e mestres em Administração e áreas afins, interessados em formação acadêmica aprofundada e de alto nível em pesquisa e docência.

ASSOCIAÇÃO COM A ANPAD
O PMDA/UP, que abrange tanto o Curso de Doutorado como o Curso de Mestrado, é filiado à ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Além disso, possui convênios com diversas organizações nacionais e estrangeiras.

DURAÇÃO E O OFERTA
A duração prevista para a realização do Curso de Doutorado, compreendendo a conclusão dos créditos em disciplinas, o exame de qualificação e a defesa da tese de Doutorado, é de, no mínimo, quatro semestres e, no máximo, oito semestres letivos.

Para se entender a maneira de considerar os 46 créditos requeridos no Doutorado em Administração do PMDA da Universidade Positivo, deve-se levar em conta que o ingresso de estudantes no Curso de Doutorado poderá ocorrer em três situações possíveis:

1) o ingressante possui o título de Mestre em Administração pelo PMDA da Universidade Positivo;
2) o ingressante possui o título de Mestre em Administração por outro programa reconhecido;
3) o ingressante só possui o título de Graduação.

No primeiro caso, os 28 créditos em nível de Mestrado serão automaticamente reconhecidos. No segundo caso, será efetivada a análise de equivalência de créditos, podendo ser considerado equivalente qualquer número possível entre zero e 28 créditos. No terceiro caso, o estudante deverá cursar os 28 créditos do Mestrado.

Uma vez obtidos os 28 créditos de formação em nível do Mestrado, o estudante de Doutorado deverá cursar um mínimo de 18 créditos em nível de Doutorado, o que equivale a seis disciplinas das quais três são de Metodologia de Pesquisa e três são de conteúdo da linha de pesquisa que optar para ingressar no curso. A soma dos 28 créditos em nível de Mestrado com os 18 créditos em nível de Doutorado totalizam os 46 créditos requeridos em disciplinas no Curso de Doutorado.

Também faz parte da formação do doutorando o seu envolvimento com atividades de docência junto ao Curso de Graduação em Administração e a obrigatória publicação de trabalhos em co-autoria com seu orientador.

As disciplinas do Doutorado são semestrais. É possível aproveitar créditos de disciplinas de outros programas stricto sensu, reconhecidos pela CAPES, desde que cumpridas as exigências de conteúdo da proposta do Curso de Doutorado.

O Doutorado em Administração exige o desenvolvimento e defesa de tese que constitua contribuição original ao estado da arte do tema tratado, contando 18 créditos. A tese deverá ser defendida perante banca examinadora constituída por três membros do próprio PMDA da Universidade Positivo e mais dois membros externos à Universidade Positivo, que exerçam atividade acadêmica e possuam título reconhecido de Doutor.

REGULAMENTO
Resolução nº 05 de 16 de abril de 2010 - Regulamento do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração.

DEDICAÇÃO RECOMENDADA
Desde o início do curso até a defesa da tese, os doutorandos selecionados devem dedicar-se 20 (vinte) horas semanais ao programa. As horas devem ser cumpridas, necessariamente, no período vespertino, ou seja, quatro tardes por semana.

INVESTIMENTO
O curso de Doutorado em Administração é gratuito.

LINHAS DE PESQUISA
- Estratégia, Inovação e Empreendedorismo
- Organizações e Mudança

INFORMAÇÕES
Secretária: Claudia Cristina de Lara
E-mail: claudialara@up.com.br
Telefone: (41) 3317-3275
E-mail: pmda@up.com.br